terça-feira, 3 dezembro, 2024
Rede Casa Nobre: valores familiares que perduram por quase 50 anos
O fundador e diretor presidente da Casa Nobre, Martinho Prudente


A história da Rede Casa Nobre, referência no mercado de móveis do Alto Tietê, é marcada por resiliência, trabalho em equipe e um espírito empreendedor que começou em um lugar improvável: a garagem de uma casa simples na periferia de São Paulo, em 1979. Foi ali que, aos 14 anos, Martinho Prudente, diretor presidente (CEO) e Fundador da empresa, deu seus primeiros passos ao lado dos pais, começando um negócio que seria a base para um empreendimento próspero e duradouro.
Emigrante nordestino, que veio para São Paulo com a família aos 6 anos, Martinho acompanhou os desafios dos pais para empreender desde muito novo. O pai, um marceneiro experiente, reformava os itens adquiridos de clientes, enquanto a mãe, utilizava toda a sua experiência em vendas para alavancar o negócio. “Minha mãe já tinha uma experiência incrível na venda de móveis. Ela vendia de porta em porta, e isso nos ajudou a conseguir produtos para reformar e revender”, relembra o fundador. O transporte dos móveis era feito pela própria família, utilizando uma velha Variant equipada com um bagageiro, onde levavam sofás, mesas e cadeiras para os clientes.
Com o passar dos anos, o negócio foi se expandindo. De uma garagem, a loja passou para um pequeno ponto comercial e, em seguida, para um espaço maior. Nos anos 1980, o negócio foi sendo modificado. O foco passou a ser o ramo de móveis novos.



Novos rumos
Aos 18 anos, Martinho conquistou seu primeiro CNPJ, inaugurando sua própria loja de móveis. “Edifiquei duas marcas distintas até, enfim, dar origem à Rede Casa Nobre”, o que aconteceu em 2007. Aos poucos, expandiu o negócio, ampliou o estoque de produtos, as parcerias e a equipe, culminando com a abertura de lojas em Suzano (2010) e Mogi das Cruzes (2011).
No entanto, com o início da pandemia em março de 2020, o empresário teve de adaptar o negócio. Os momentos iniciais foram drásticos, perdas na família, mas era preciso continuar. Havia ainda a preocupação com os funcionários. Foi então, que o empreendedorismo falou mais alto. Aos poucos, as pessoas passaram a investir mais em suas casas durante o isolamento. Logo, a Rede Casa Nobre implanta um galpão de 4 mil m² em Mogi das Cruzes para utilizar como centro de distribuição e outlet. Apesar dos desafios, o novo local facilitou a gestão e contribuiu para o crescimento da empresa.
Com o tempo, a Rede se consolidou como uma referência no Alto Tietê, oferecendo produtos de qualidade, adaptados a diferentes perfis de clientes e em sintonia com as principais novidades do mercado de móveis. As raízes e os valores presentes naquela modesta loja de móveis no quintal de casa, continuam presentes no dia a dia da empresa. E o principal? Continuam sendo compartilhados e vivenciados por todos os quase 70 funcionários diretos da Rede, que juntos têm construído uma cultura forte e muito bem ancorada. “Uma empresa só começa a ter sucesso depois de ter uma cultura forte. Ter uma equipe comprometida com esses valores faz toda a diferença”, explica o fundador.


Curadoria
A Rede Casa Nobre tem muitos diferenciais. Entre eles, estão o atendimento personalizado, dedicado e a rastreabilidade dos produtos. Além disso, a empresa adota uma estratégia de curadoria que se renova anualmente, sempre trazendo novidades para seus clientes. Para 2024, o tema escolhido foi “Arte e Cultura”, com destaque para a contribuição de designers e artistas locais na composição dos produtos. Os artistas convidados foram Rodrigo e Lúcio Bittencourt e Mariana Secomandi. “A coleção Arte e Cultura nasceu da ideia de reunir obras que não apenas decoram, mas que contam histórias. Cada peça tem um significado, uma origem, algo que conecta o cliente com a arte e a cultura do Brasil”, conta o diretor de operações e filho de Martinho, Lucas Cornachini. A empresa também investe na linha de móveis assinados, neste ano, mantendo parcerias com o Estúdio Asas e o arquiteto Bruno Faucz.
“É preciso se perguntar: qual é a marca que você quer deixar no mundo? Acredito que a nossa marca é construída todos os dias com nossas ações e comportamentos. O que queremos é cuidar do cliente e oferecer um produto de qualidade a um preço justo. Estamos construindo juntos um legado que vai perdurar”, finaliza Martinho, com certeza um visionário e um empreendedor nato.

Mais informações
Mogi das Cruzes: Rua Ipiranga, 1.388 (ao lado do Atacadão);
Av. das Orquídeas, s/n (em frente à Loop Brasil); e Mogi Shopping.
Suzano: Avenida Antônio Marques Figueira, 971.
Whatsapp: (11) 97269-1166
Site: redecasanobre.com.br
Facebook: @casanobremogi
Instagram: @casanobre_oficial

Um dos diferenciais da Rede Casa Nobre é utilizar do talento de designers e artistas locais na composição dos produtos, como é o caso da coleção “Arte e Cultura” realizado por Mariana Secomandi, Rodrigo e Lúcio Bittencourt
Tags: , , ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO