segunda-feira, 16 setembro, 2024
Mogi das Cruzes inaugura complexo educacional inovador em Jundiapeba

A Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou em junho, no Distrito de Jundiapeba, um complexo educacional para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I, com atividades educacionais e culturais em período integral.
O prédio, chamado “Escola Viva”, é formado por três andares, incluindo: 15 salas de aula, uma sala de recursos multifuncionais, seis salas especializadas (laboratório de ciências e salas de artes, jogos, inovação tecnológica, música e dança), além de sete ambientes de aprendizagem (Biblioteca, auditório, “Cantinho da Leitura”, Sala de Estudos/Descanso e Horta), quadra poliesportiva e até uma piscina coberta. A estrutura física comporta ainda espaços de convivência, área administrativa e serviços.
A nova escola fica na Rua Profa. Lucinda Bastos, esquina com a Avenida Alfredo Crestana. De acordo com a secretária de Educação, Marilu Beranger, a instituição também se propõe a ser um ponto de encontro para a população, oferecendo cursos, workshops e atividades extracurriculares que envolvem pais e moradores do bairro.“Olhar para esse espaço deixa o nosso coração feliz. Mais do que a consolidação do nosso trabalho, essa unidade escolar representa a educação que acreditamos, que serve não só às nossas crianças, mas a toda a comunidade. Toda essa estrutura de qualidade é de cada um que mora em Jundiapeba”, conclui a secretaria.
Segundo informações da Prefeitura, a Escola Viva é um espaço dedicado a experiências educacionais inovadoras e trará um novo conceito de educação integral para a cidade. “Essa é uma escola completa, como Jundiapeba merece. Conta com salas de dança, música, espaço maker e toda a estrutura que os nossos alunos precisam para se preparar para o futuro. E ainda tem uma quadra poliesportiva, uma biblioteca e uma piscina coberta e aquecida para que toda a comunidade também se desenvolva com muita saúde, cultura e lazer”, disse o prefeito Caio Cunha. O objetivo, ressaltou o administrador, é expandir o projeto para outras regiões da cidade, levando os benefícios dessa iniciativa para um número ainda maior de crianças e jovens.

Como estudar na unidade
Inicialmente, foram sorteadas 120 vagas para o 2º semestre de 2024, considerando alunos de quatro escolas municipais que ficam próximas à unidade: Cempre Profª Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi, EM Dr. Álvaro de Campos Carneiro, EM Verª Astréa Barral Nébias e EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta. Até o final de 2024, serão abertas mais 240 vagas para o ano letivo de 2025, que poderão ser preenchidas por transferência. Em breve, serão divulgadas novas informações.

Homenagem
A Escola Viva de Jundiapeba faz uma homenagem à educadora Marlene da Silva Maldonado, que iniciou sua obra social em Mogi nos anos 2000. Na ocasião, ela fundou na Vila Natal a primeira creche “Sementinha”, que contava com o trabalho voluntário de professoras, cozinheiras e outros colaboradores, para atender 12 crianças cujas mães precisavam trabalhar, mas não tinham com quem deixar seus filhos. A partir de 2004, a creche passou a ser uma das primeiras a contar com subvenção da Prefeitura. Marlene faleceu em 2020, mas deixou um legado à educação municipal. Atualmente, o Instituto Sementinha atua com vários projetos esportivos e culturais em diferentes bairros da cidade.

Tags:

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO