segunda-feira, 16 setembro, 2024
É só o amor!

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.” 1ª. Coríntios 13: 1 a 3.
Esse amor, tão propalado nas Escrituras é o amor Agape, no grego, e significa, em resumo, amor sacrificial. Não se trata, portanto, de um mero sentimento, como o querem reduzir alguns, mas sim, de ação efetiva na direção de Deus e do próximo.
Um autor desconhecido fez uma interessante e verdadeira abordagem sobre os diferenciais do amor: “A inteligência sem amor o faz perverso. A justiça sem amor faz você implacável. A diplomacia sem amor o faz hipócrita. O êxito sem amor faz você arrogante. A riqueza sem amor o faz avaro. A docilidade sem amor faz você servil. A pobreza sem amor o faz orgulhoso. A beleza sem amor faz você fútil. A autoridade sem amor o faz tirano. O trabalho sem amor faz você escravo. A simplicidade sem amor deprecia você. A oração sem amor o faz introvertido e sem propósito. A lei sem amor escraviza você. A política sem amor deixa você egoísta. A fé sem amor o deixa fanático. A cruz sem amor se converte em tortura. A vida sem amor não tem sentido.”
Se a vida sem amor não faz sentido, é preciso que exercitemos esse elemento crucial para a nossa existência, sendo que só há uma forma de o fazer de maneira autêntica: é tendo Deus no nosso coração, pois como dizem as Escrituras, Deus é amor; é tendo Jesus como nosso Mestre e Salvador, pois nunca houve alguém que demonstrasse maior amor para conosco.
Quando espelhamos o amor de Deus em nós mesmos, e o espalhamos, abençoamos as vidas das pessoas que nos cercam e de muitas outras que mesmo longe, possam ser alcançadas. De novo, eis o resumo da lei: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
É só o amor!

Leonel Zeferino é empresário.

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO