Seja para marcar uma nova fase da vida, celebrar uma conquista profissional ou apenas para mudar a energia da casa, apostar em um layout diferente é sempre uma forma poderosa de trazer novidade e frescor para o dia a dia. No entanto, é comum bater um certo desânimo quando pensamos em todo o transtorno que uma grande reforma pode ocasionar. Barulho e poeira, por exemplo, são apenas alguns desses possíveis contratempos.
A boa notícia é que, com criatividade e bom gosto, fica simples transformar seu espaço sem a necessidade de quebra-quebra. Para auxiliar você nesse processo, Bruna Marques Ribeiro, sócia e diretora criativa da BJ Mais, um e-commerce especializado em decoração personalizada, separou 5 dicas infalíveis para dar cara nova ao seu lar. Confira abaixo e mãos à obra:
Pinturas criativas: com tintas e fitas adesivas, é possível criar ilustrações incríveis sem esforço. Para não errar, escolha duas cores que combinem entre si e comece pintando toda a parede com o tom mais claro, que servirá de base. Deixe secar completamente e, em seguida, use a fita para desenhar formas geométricas conforme sua imaginação mandar. Com o auxílio de um rolo de pintura, preencha os espaços delimitados com a cor mais vibrante e finalize os detalhes com um pincel fino. Após a secagem, basta retirar a fita cuidadosamente.
Fotografias de família: utilizar suas fotos favoritas pode ser a alternativa ideal para decorar as paredes com um toque extra de sensibilidade. E, se forem registros de bons momentos em família, o resultado fica ainda mais bonito e significativo. Para tanto, escolha imagens em alta resolução e defina os tamanhos levando em conta o espaço disponível. Para a impressão, considere trabalhar com quadros de MDF, que estão especialmente em alta e são perfeitos para criar composições modernas e inspiradoras. Para garantir um efeito visual ainda mais impactante, lembre-se de apostar em grupos de pelo menos três peças.
A disposição dos móveis: reorganizar a mobília pode parecer algo básico, mas a verdade é que o truque tem o poder de transformar completamente a percepção do local e valorizá-lo de maneira surpreendente. Primeiro, tente reposicionar os móveis principais, como o sofá ou a cama, pensando em priorizar a circulação e melhorar o fluxo no cômodo. Depois, aproveite para criar pequenos “espaços dentro do espaço”, agrupando os móveis menores a fim de formar ambientes extras, como um aconchegante cantinho de leitura ou uma relaxante área de descanso.
Letreiros decorativos: para adicionar personalidade e estilo à sua casa, selecione uma palavra ou frase que seja especial para você e mande confeccionar um lettering de boa qualidade. Com o letreiro devidamente pronto, defina uma parede de destaque para aplicá-lo, como o hall de entrada, próximo à mesa de jantar ou acima de uma poltrona charmosa. Para garantir o alinhamento perfeito, utilize um barbante preso com fita adesiva, formando uma linha reta como guia. Assim que a posição estiver definida, basta fixá-lo delicadamente na parede.
Presentes e objetos de valor sentimental: incorporar mimos recebidos de pessoas queridas, artefatos comprados em viagens ou itens antigos carregados de memórias é uma maneira única de decorar com originalidade. Por isso, tire as lembrancinhas e souvenirs das gavetas, capriche na curadoria e crie uma galeria afetiva na estante, no aparador ou até mesmo em uma cristaleira vintage, organizando os objetos de forma que a exposição conte a sua história. Afinal, as tendências de decoração podem mudar com o tempo, mas boas lembranças nunca saem de moda. Agora que você já tem todas essas dicas em mãos, é hora de planejar as mudanças e colocar suas ideias em ação. Arregace as mangas e bom trabalho!