Como parte da estratégia para o mercado brasileiro focada em veículos híbridos e elétricos, a Kia apresenta o SUV compacto mais eficiente do Brasil – Kia Stonic chega com mais design personalizável, uma performance extraordinária e com tecnologia inovadora. Tem motor Kappa de três cilindros, turbo GDI (injeção direta),1.0 turbo com sistema híbrido-leve de 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle). Segundo os números, o consumo energético do Stonic é de 1,62 MJ/km, para efeito de comparação. De acordo com a Kia, o conjunto rende 120 cv e 20,5 kgfm de torque, sempre conectado ao câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem.
O Kia Stonic também traz freios regenerativos. Ainda segundo os dados divulgados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, o SUV compacto tem consumo médio de 13,3 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, sempre com gasolina.
Modelo lança também a evolução da marca
“O Stonic será o primeiro SUV híbrido compacto do mercado brasileiro e trata-se de um dos modelos Kia rumo à liderança do mercado global de veículos híbridos e elétricos”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Brasil, em nota divulgada por ocasião do lançamento no Brasil. A meta ousada faz parte do novo modelo de negócio da marca, que ainda promete o lançamento de sete carros elétricos até 2027. Segundo a marca, o veículo é o primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento da Kia, incluindo a logomarca renovada que estreia alinhada à marca global, lançada em janeiro de 2021.
Consumo real para o modelo híbrido Kia Stonic
Em números absolutos, o Kia Stonic consegue fazer 13,3 km/l com gasolina na cidade, número que nenhum outro SUV compacto alcança. Vale lembrar que o modelo será importado e só rodará com gasolina. O motor se torna mais eficiente em consumo e menos poluente.
O Kia Stonic é feito sobre a mesma plataforma global usada pelo modelo Kia Rio. O motor, já homologado para o Brasil, será associado a um propulsor elétrico de 48V, sistema conhecido como mild hybrid, ou simplesmente híbrido leve. Esse pequeno motor elétrico auxilia o carro na redução de consumo. Em velocidades mais elevadas ou trechos de descida, por exemplo, a unidade a combustão desliga rapidamente para poupar combustível e passa a trabalhar somente com o propulsor elétrico.
A energia cinética gerada nas frenagens é enviada para a bateria de 48V, que trabalha em conjunto com um super alternador para aliviar parte da carga de trabalho do motor. Essa bateria é composta por íons de lítio, pesa aproximadamente 15kg e seu carregamento é feito justamente durante as frenagens. Ou seja, não é carregada em tomadas, como ocorre nos carros híbridos plug-in.
O sistema híbrido é conhecido como mild hybrid e entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o trem de força necessita de mais força.
Sobre o Grupo Faberge
Fundado em 1995, o Grupo Faberge já comercializou mais de cem mil veículos no Vale do Paraíba e Grande São Paulo. O crescimento veio acompanhado do reconhecimento dos clientes e parceiros em relação à aptidão do Grupo para cuidar do principal ativo da companhia – o relacionamento com as pessoas.
São relações longas e duradouras que ao longo do tempo permitiram novas compras realizadas por clientes fidelizados e satisfeitos de um lado e profissionais dedicados de outro. O Grupo Faberge está sempre em busca da excelência em todos os pontos de contato, transformando sonhos e expectativas, em produtos automotivos.
Mais informações: Concessionária Kia Faberge
Av. Francisco Ferreira Lopes, 520 Mogi das Cruzes/SP – Tel.: (11) 4240.1200
Whatsapp: (11) 94275-9512 – Instagram: @kiafaberge_ – Site: www.kiafaberge.com.br