A cidade de Suzano vive uma nova era. Ao longo dos últimos dois mandatos (2017/2020 e 2021/2024), a administração liderada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) não apenas transformou o município como também resgatou o orgulho de ser suzanense, que há muito tempo foi ofuscado por desafios históricos para a população.
Filho do saudoso Katuya Ashiuchi e da pedagoga Célia Ashiuchi, o chefe do Executivo sempre carregou no peito a vocação para fazer mais por sua cidade. Ao lado da esposa Larissa Ashiuchi, o engenheiro de 45 anos garantiu que aquilo que parecia um sonho distante hoje se tornasse realidade. Obras emblemáticas, investimentos recordes e uma cidade renovada em todos os aspectos. Para quem compara a Suzano de antes com a de agora, é impossível não reconhecer o impacto positivo de uma gestão comprometida e visionária.
A era das grandes conquistas: obras que redefiniram a cidade
Nos últimos anos, a cidade testemunhou 144 entregas significativas para o seu desenvolvimento. Um importante exemplo é a inauguração da Arena Suzano. Após 23 anos de espera, se tornou um espaço moderno e apto a receber jogos oficiais de inúmeras modalidades, shows e eventos de grande porte. Com ela, a cidade ainda ganhou de volta o time de vôlei.
A entrega da histórica Marginal do Una também solucionou problemas de mobilidade urbana que se arrastavam por décadas. A via foi totalmente requalificada em cerca de dois quilômetros de extensão, garantindo acesso à rodovia Índio Tibiriçá (SP-31). Na região norte, as avenidas Vereador João Batista Fitipaldi e Francisco Marengo também ganharam cara nova, contemplando o famoso Trevo Dona Benta, antes conhecido como “Índia suzanense”, vistos o tamanho trânsito e a desordem instaurados na região anteriormente às intervenções no trecho.
A requalificação urbana ocorreu nos quatro cantos da cidade, com a pavimentação de 350 quilômetros de vias públicas, sendo um trabalho que trouxe mais conforto e segurança aos condutores. Além disso, mais um feito notório foi o fechamento dos poços da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), após anos de transtornos nesta importante ligação com as cidades de Poá e Itaquaquecetuba.
Fantasmas e lendas urbanas: um passado superado
Suzano era assombrada por promessas não cumpridas e obras abandonadas. No entanto, sob a gestão Ashiuchi, essa realidade mudou e o município resgatou o respeito e o reconhecimento na região. Serviços estagnados foram retomados e entregues e ações inéditas propiciaram um grande salto no desenvolvimento. Além das obras grandiosas já mencionadas, o governo atual deu um final feliz a projetos que aguardavam um desfecho, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Jardim Revista, inaugurada depois de 11 anos de espera. O equipamento, que era sinônimo de abandono e descaso público, completou um ano em 2024, superando 140 mil procedimentos realizados.
Também na região norte, outro exemplo foi a completa reestruturação da conhecida “Pirâmide do Sesc”, que hoje cede espaço ao Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva, mais conhecido como Parque do Mirante.
Vale mencionar ainda a reconstrução da Escola Municipal Professora Ana Maria Barbosa Garcia, no Parque Maria Helena. A unidade foi concluída após dez anos da demolição do antigo prédio. Desta vez, diferentemente da estrutura anterior datada da década de 1970, que sofria com umidade e outros problemas, o espaço está livre de inconvenientes e faz a diferença no ensino.
Para Rodrigo Ashiuchi, essas e outras conquistas traduzem o compromisso da gestão nesses mandatos decisivos para o avanço de Suzano. “Em 2017, entramos com o objetivo de trabalhar de domingo a domingo para resgatar o orgulho suzanense. Como cidadão, que vive aqui desde o primeiro dia de vida, muito me entristecia ver o município abandonado, com obras inacabadas, buracos e dívidas públicas. Nossa cidade era motivo de vergonha. Agora, muitas pessoas que optaram por sair daqui, hoje estão de volta com orgulho”, relembra.
Segurança e modernização
A Segurança Pública, uma das áreas prioritárias da administração, também contou com avanços expressivos em Suzano. A criação da inédita Central de Segurança Integrada (CSI) garante monitoramento e ação estratégica, reunindo diferentes frentes de defesa no município, em especial a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar (PM), a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.
Por meio da CSI, os agentes recebem imagens de mais de 1,3 mil câmeras estrategicamente instaladas em vias públicas da cidade, incluindo o importante apoio do Sistema Detecta, e também em escolas municipais, que contam com 180 botões de pânico.
Outros importantes avanços foram a implantação da Base de Segurança Integrada (BSI), a criação do Centro de Controle Operacional Semafórico e o fortalecimento da iluminação pública com 5,3 mil luminárias com lâmpadas de LED. A chegada da Companhia de Ações Especiais (Caep) da Polícia Militar também reforçou o combate à criminalidade, sendo que a intenção é de que, no futuro, a unidade possa se tornar um Batalhão de Ações Especiais (Baep).
“Seguimos em um diálogo constante com o Estado, por meio do governador Tarcísio de Freitas, que já demonstrou seu compromisso com Suzano. Resgatamos o protagonismo da nossa cidade, que hoje mantém uma relação significativa não só com o governo estadual como também com o governo federal e outros entes importantes”, pontua o prefeito.
Educação, saúde e a dignidade das famílias suzanenses
Na Educação, Suzano deu um salto com 25 novas unidades escolares criadas entre 2017 e 2024 e reafirmou seu compromisso com a capacitação técnica dos profissionais, com a entrega de uniformes e materiais escolares de qualidade, com a adesão às apostilas do sistema Sesi de ensino e com a utilização de Chromebooks em sala de aula. Já na Saúde, a cidade avançou com dez novos equipamentos, incluindo a Clínica da Mulher, Clínica da Família e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD Vita) 24 horas, que ampliaram o acesso e a eficiência no atendimento à população. Além disso, outro marco foi a abertura do Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), na área do Hospital das Clínicas de São Paulo, beneficiando Suzano e região.
A dignidade das famílias passa ainda pela garantia do direito à moradia. Ao longo dos últimos oito anos, a Prefeitura de Suzano assegurou a regularização de 1.921 lotes, contando com a entrega de 921 matrículas e de 1.820 unidades habitacionais. A valorização da Cultura, do Esporte e do Lazer foi outro ponto alto na cidade. O Cineteatro Wilma Bentivegna, o Casarão da Memória Antônio Marques Figueira e o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) são exemplos de espaços que unem tradição e inovação. Sem contar a revitalização do Parque Municipal Max Feffer, com a instalação do Viveiro Municipal Tomoe Uemura, do Play Pet, do Suzano Skate Park e da fonte interativa Acqua Play.
O prefeito com mais mandatos no CONDEMAT+
Tamanho protagonismo consolidou Rodrigo Ashiuchi como o prefeito com mais mandatos à frente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), assumindo a presidência nos anos de 2018, 2019 e 2021. Essa liderança fortaleceu a integração entre as cidades e garantiu parcerias estratégicas e recursos importantes para a região. Em 2023, ainda foi eleito vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Estado de São Paulo, além de assumir neste ano a mesma posição no Condemat+.
Os recordes de Ashiuchi
Em 2016, Rodrigo Ashiuchi alcançou um marco histórico em Suzano ao bater o recorde de candidato mais bem votado na política suzanense, até então, com 82.912 votos conquistados em uma disputa inédita em segundo turno. No pleito seguinte, o prefeito superou a própria marca, sendo reeleito em primeiro turno com 110.001 votos, índice nunca antes visto na cidade, representando 82,3% dos sufrágios válidos. E, neste ano, garantiu sua sucessão com Pedro Ishi, que também entrou para a história como o atual candidato mais votado do município ao conquistar 124.366 eleitores, com alta transferência de votos entre gestões.
Todo este reconhecimento também reflete no índice de aclamação do governo. De acordo com o último balanço do Instituto de Pesquisa, Marketing e Informática (Ipempi), realizado em outubro, a avaliação geral de ambos os mandatos de Ashiuchi chega a 93,7% de aprovação, sendo que 42,6% dos suzanenses consideram que o período foi bom; 25,9% opinaram como regular e 25,2% acham que foi ótimo.
Um legado para o futuro
Diante de tantas conquistas, Rodrigo Ashiuchi deixa um legado de transformação e segue com boas expectativas para o município. “Suzano não é perfeita, mas tenho certeza de que estamos entregando uma cidade muito melhor do que aquela que encontramos em 2017. E isso quem diz são os números e o reconhecimento da população nas ruas e nas urnas”, afirma o chefe do Executivo.
Nesta toada, Suzano promete novos avanços, incluindo projetos importantes como as conclusões do Hospital Federal e do prolongamento da avenida Senador Roberto Simonsen, a implantação da UPA 24 horas de Palmeiras, da Alça de Acesso ao Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21), do campus da Faculdade de Tecnologia (Fatec), do novo Terminal de Palmeiras, do Centro de Apoio à Criança com Deficiência e do Centro de Bem-Estar Animal.
“Acredito que uma obra só tem sentido se estiver fazendo a diferença na vida das pessoas. Então, mais do que prédios construídos, nós resgatamos o orgulho e a identidade de Suzano. Hoje, com convicção, digo que não somos perfeitos, mas uma cidade que pulsa oportunidade de desenvolvimento. Para quem compara Suzano antes e agora, a diferença é clara: o progresso chegou para ficar”, finalizou Ashiuchi.