quarta-feira, 4 dezembro, 2024
Clínica FIP amplia cuidado multidisciplinar para pacientes e suas famílias
As sócias da Clinica FIP: Bárbara, Simone e Cristina Figueiredo

Imagine um espaço onde cada detalhe foi pensado para transformar vidas, onde o aprendizado ganha forma em uma cozinha terapêutica, as interações do dia a dia são simuladas em um mercado, e onde sons, texturas e luzes ajudam a explorar o mundo de forma segura e acolhedora. Na unidade 2 da Clínica FIP, todos esses espaços estão disponíveis para pacientes com transtornos do neurodesenvolvimento e suas famílias.
Com a inauguração da unidade 3, a Clínica FIP passou a oferecer um espaço ainda mais dedicado aos seus pacientes, reestruturando a unidade 2 com salas terapêuticas especializadas, focadas em vivências práticas e no desenvolvimento individual de cada pessoa. “O atendimento multidisciplinar é essencial para pacientes autistas e com outros transtornos do neurodesenvolvimento, porque esses pacientes geralmente apresentam uma ampla gama de necessidades, desde dificuldades na comunicação até aspectos sensoriais, emocionais e comportamentais”, explica Cristina Figueiredo, sócia da FIP e especialista em ABA e em TEA.Segundo ela, cada especialidade tem um papel único. Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade, Psicopedagogia e Nutrição trabalham em sinergia para mapear necessidades, superar desafios e celebrar conquistas. Na FIP, o tratamento é integrado, com planos individualizados que abraçam cada aspecto do desenvolvimento do paciente.
Cristina destaca que a clínica se diferencia justamente pela criação desses planos de atendimento individualizados, baseados em avaliações iniciais detalhadas, que identificam as particularidades de cada paciente. “Isso permite que as intervenções sejam sempre ajustadas ao progresso observado, com comunicação constante entre as especialidades”, explica. Assim, a equipe da Clínica FIP sabe que cada pequena conquista pode ser um grande passo. Construir vínculos, superar barreiras de comunicação e engajar as famílias no processo terapêutico são desafios constantes. Mas é exatamente essa dedicação que transforma obstáculos em oportunidades.

Ambientes que contam histórias
A unidade 2 da Clínica FIP foi pensada como “um mundo dentro de outro”, onde cada sala é um cenário. Na cozinha terapêutica, as crianças desenvolvem habilidades motoras, aprendem a seguir instruções e descobrem sabores e texturas. Já no mercado simulado, interagem, tomam decisões e até aprendem sobre matemática no caixa. O espaço Snoezelen ainda oferece um refúgio multissensorial, enquanto o ambiente naturalista (treino de atividades da vida diária) prepara para as atividades do cotidiano, como se vestir ou organizar o quarto. E, claro, a musicalização e a psicopedagogia enriquecem ainda mais o aprendizado e a regulação emocional. “Ao combinar essas terapias e espaços, o desenvolvimento global da criança é potencializado, melhorando sua qualidade de vida e promovendo independência funcional”, garante a profissional.
E se há algo que conecta todos esses elementos, é o envolvimento familiar, como relata Cristina. Em sua concepção, a família é mais do que um suporte: é parte ativa na aplicação das estratégias terapêuticas e no acompanhamento do progresso. Tal colaboração não só potencializa os resultados, mas também fortalece os laços afetivos: “A família é fundamental no processo terapêutico, pois aplica as estratégias no ambiente domiciliar, oferece suporte emocional ao paciente e participa ativamente das decisões e ajustes do plano terapêutico”.

Além do presente
Cristina Figueiredo compartilha a visão da equipe: “Buscamos criar um espaço onde os pacientes e suas famílias encontrem acolhimento, desenvolvimento e autonomia. Expandir o acesso a tecnologias assistivas e investir em capacitação são passos importantes para o futuro.” Com a expansão, a empresa se fortalece ainda mais e demonstra que, com dedicação, ciência e empatia, é possível construir um mundo onde cada criança tenha a oportunidade de desenvolver habilidades práticas e sociais para lidar com o mundo real.
As unidades 1 e 3 continuam prestando atendimento nas áreas de Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Avaliação Neuropsicológica, Psicopedagogia em Educação Especial, Neuropsicopedagogia em Educação Especial e Inclusiva, entre outras. Sua equipe multidisciplinar é especializada em ABA (Análise do Comportamento Aplicada) para atendimento de TEA (Transtorno do Espectro Autista) e outros Transtornos de Neurodesenvolvimento.

Benefícios das salas terapêuticas especializadas


Cozinha Terapêutica: Desenvolve habilidades motoras finas e coordenação motora; promove autonomia na prática de preparar alimentos e ajuda no treino de atividades da vida diária (AVD); oferece estimulação sensorial; fortalece habilidades cognitivas; contribui para a socialização.

Mercado: Oferece treino de habilidades sociais; traz compreensão de conceitos matemáticos e financeiros; estimula a independência; desenvolve habilidades de planejamento.

Psicopedagogia e Educação Especial (ABA): Melhora o aprendizado, utilizando abordagens personalizadas que ajudam no desenvolvimento de habilidades escolares adaptadas às necessidades individuais; oferece apoio à regulação emocional, por meio de programas que trabalham autogestão e adaptação ao ambiente escolar.

Musicalização: Desenvolve a linguagem e a comunicação, com músicas e ritmos, estimulando a expressão verbal e não verbal; contribui como efeito calmante e pode ajudar no controle emocional; melhora a coordenação motora; fortalece a memória e a atenção.

Espaço Cenário do Ambiente Natural para Treino de AVD’s (Atividades da Vida Diária): Promove a autonomia funcional; generaliza habilidades em um ambiente naturalista, facilitando a aplicação dessas habilidades no cotidiano; reduz as barreiras sensoriais.

Terapia Snoezelen: O ambiente multissensorial ajuda a modular reações a estímulos, promovendo relaxamento ou estímulo, conforme necessário; melhora a autorregulação; facilita a comunicação e a interação; promove estímulo cognitivo; promove a integração sensorial, social e cognitiva; facilita a individualização dos atendimentos.

Mais informações
Unidade 1: Rua Cel. Santos Cardoso, 443, Centro, Mogi das Cruzes/SP
Unidade 2: Rua Gertrudes da Conceição Cabral, 223, Vila Nancy.
Unidade 3: R. Francisco Franco, 346, Centro.
Telefone: (11) 2847- 2453 / 2629-2000 / 97406-4863
Site: www.clinicafip.com.br
Instagram: @clinicafip

Tags: , ,

0 Comentários

Deixe um comentário

CLIQUE ABAIXO PARA LER A EDIÇÃO

SIGA A OPINIÃO NAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM

APOIO