Há 20 anos, estes eram alguns dos eventos, filmes e fatos mais relevantes. Nos cinemas, Senhor dos Anéis e Shrek; no cenário fashion, Gisele Bündchen fazia sua estreia como top model na campanha Victoria’s Secrets; na música, os Tribalistas lançavam “Já Sei Namorar”; na TV, a primeira edição do BBB e nos gramados, o Brasil conquistava a quinta estrela, com o pentacampeonato mundial de futebol! Todos esses acontecimentos se tornariam clássicos, atemporais, eventos marcantes na vida de milhões de pessoas.
No âmbito regional, naquele começo de ano de 2002, uma ousada iniciativa empresarial se apresentava à comunidade com o propósito de retratar em suas páginas marcas e profissionais em destaque nas mais diferentes áreas de atuação e de difundir movimentos ligados à cultura, à gastronomia, à moda, ao debate de ideias e ao registro dos principais acontecimentos em que estão presentes personagens de Mogi das Cruzes. Nascia a Revista Opinião, uma publicação que depois de 20 anos, pode ser considerada um clássico e um case no segmento de mídia impressa, na categoria revista, em nosso mercado regional, ao observarmos sua história e evolução.
Em todas as 202 edições, é nítido o respeito à ideia central de Fernando Siqueira, ao fundar Opinião ao lado de Márcia Siqueira, cofundadora, atual chairman da revista. O primeiro conceito reafirma que é o conteúdo o que faz uma revista impressa ter longa vida útil. Suas reportagens e artigos podem atrair leitores por um dia, uma semana, um mês, um ano e até conquistar colecionadores. Da mesma forma, dificilmente uma revista será lida por apenas uma pessoa, uma vez que sua qualidade gráfica a credencia a ficar exposta até que venha a ser substituída por uma edição mais recente. Assim é a Revista Opinião, que sempre esteve atenta aos novos tempos e ao acesso a diversos meios digitais.
Ao longo dos anos, Opinião já trazia a semente do compartilhamento e, ao contrário de outros meios, conseguiu passar ao largo da “modernidade líquida”, termo batizado pelo sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman, para quem diferente dos acontecimentos que passam em um flash, uma revista tem a capacidade de permanecer e ser lida infinitas vezes. Compartilha informação e entretenimento, com conteúdo que conectam produtos, serviços e marcas aos leitores – assim é a Revista Opinião em sua essência! Outra característica da revista impressa é o impacto visual causado pela estética das imagens e todos os elementos na distribuição diferenciada do texto, títulos e detalhes artísticos. Nesta linha do tempo há uma evolução da identidade visual, novos projetos gráficos que concedem licenças e liberdade para a criação dos layouts que ilustram as matérias.
Perfil
A Revista Opinião é uma publicação mensal que nasceu em 2002. Ao longo dos anos ampliou sua capilaridade, ao assegurar distribuição gratuita de exemplares plastificados em condomínios residenciais (verticais e horizontais), empreendimentos comerciais e corporativos, principais pontos do comércio, clínicas, escritórios, indústrias, repartições públicas, escolas e outros estabelecimentos de Mogi das Cruzes e cidades vizinhas. Sua expertise na distribuição é referência para os seus parceiros comerciais e anunciantes, uma vez que atinge áreas geográficas cada vez mais povoadas, com distribuição em novos residenciais e villages, bem como em novos polos de negócios.
Seu conteúdo dinâmico, leve e diversificado é oferecido no formato impresso e online, com linha editorial que aborda temas como bem-estar, saúde, economia, educação, social, esporte, humor, gastronomia, negócios e viagens. Seu projeto gráfico contempla propostas comerciais para total visibilidade das marcas, retrata eventos sociais e filantrópicos, com destaque às ações que são motores para o desenvolvimento econômico, cultural e social da região.
A revista que tem tiragem de 20 mil exemplares é uma publicação impressa em gráfica de grande porte, em papel couchê, quatro cores e acabamento com lombada. Colocar em circulação mensalmente uma revista com estas características que conferem um alto padrão gráfico, durante 20 anos, significa acima de tudo consolidar a marca no segmento editorial, resultado da qualidade do conteúdo e da crença em parcerias para a sustentabilidade do negócio.
História que vai sendo escrita a cada nova edição
Ao longo de duas décadas, a Revista Opinião é um case de marketing para o mercado regional de revistas por consolidar um modelo vencedor. Publicação com o prestígio de colunistas que tratam dos mais diferentes temas. Desde Antônio Delfim Netto e Chico Anysio, que já assinaram colunas na revista, até Ricardo Amorim, um dos mais influentes economistas brasileiros da atualidade. E além dele, Amaury Junior, colunista social, e especialistas como Richard Debre e Luciana Lima, dentre outros nomes de destaque. Além das pautas nacionais de eventos como Casa Cor. A Revista já esteve presente em eventos internacionais como Semana de Moda de Paris e a Semana de Brasileiros no Wynn/ Encore, em Las Vegas, com Amaury Jr.
Também é um case por evoluir diante de obstáculos inerentes ao mercado editorial de revistas, em um tempo em que revistas impressas de grande circulação foram descontinuadas ou reduziram a tiragem em até 50%, no caso das revistas semanais e segmentadas, segundo o IVC-Instituto de Verificação de Circulação/2020.
Sempre atenta ao futuro, em 2021, a Revista Opinião passou a ser acessada em multiplataformas, levando os leitores a se conectarem com novas experiências no meio digital por meio de conteúdo de parceiros comerciais e entretenimento, no portal e nas redes sociais. Seja no meio digital ou na versão impressa, a Revista Opinião chega aos 20 anos cultivando credibilidade, o ativo intangível mais importante de uma marca, resultado de laços de confiança criados a partir do profissionalismo e da ética presentes em todo o processo de confecção da revista, reconhecida pelos parceiros de negócio e leitores das comunidades que a publicação alcança e se conecta.
Uma empresa familiar
Márcia Siqueira, cofundadora, CEO e chairman da Revista Opinião, é advogada com especialização em Direito Empresarial e foi condecorada com Honra ao Mérito pela Câmara dos Vereadores de Mogi, em reconhecimento a sua contribuição em prol da economia e cultura da região. Em 2021, passou a integrar a diretoria da Federação Brasileira de Comunicadores e Colunistas Sociais – FEBRACCOS, com a missão de fortalecer o relacionamento entre os profissionais da área.
Durante muitos anos se dedicou ao exercício da advocacia integrando a equipe do advogado Joseval Peixoto, que coleciona uma trajetória brilhante também como jornalista e radialista, âncora por décadas do Jornal da Manhã, na Rádio Jovem Pan – uma inspiração para o estilo comunicativo de Márcia. Viúva de Fernando Siqueira, idealizador da Revista Opinião, após seu falecimento, Márcia com seu espírito empreendedor e resiliente, deu continuidade ao projeto e com o passar dos anos, juntamente com seus filhos, Pedro e Leonardo, vem realizando um constante aprimoramento do mix editorial e comercial – informação e visibilidade para as marcas e chegando aos potenciais consumidores dos produtos e serviços dos anunciantes.
Presente de forma integral no planejamento e execução a cada nova edição, as decisões estratégicas tornam mais forte o vínculo familiar e envolvem a Diretoria de Arte, assim como as áreas de Revisão e Circulação, capitaneadas por Pedro Siqueira e Leonardo Siqueira, respectivamente. Há uma sintonia fina que percorre os três integrantes da família Siqueira e sempre estão prontos para iniciar um novo projeto. Que venham os próximos 20 anos repletos de Luz para a Revista Opinião, percorrendo novos caminhos de transformação como trilhou até hoje!
Crônica de Joseval Peixoto - jornalista e radialista
A Revista Opinião está fazendo 20 anos e eu não posso iniciar esta “crônica” sem agradecer ao convite que me faz Márcia Siqueira para participar deste evento. Agradecer e exaltar sua tenacidade por mantê-la até os dias de hoje. Só quem, como eu, viveu o jornalismo, desde os tempos do linotipo, sabe como isso é difícil. Nem falo das “fake news” ou das ameaças à liberdade de expressão, hoje protegida como uma das cláusulas pétreas da Constituição. Falo do dia a dia mesmo com seus dramas, seu custo, sua luta contra o tempo e as intempéries do mercado. São tempos difíceis. Para todos. Até o rádio sofre. Por isso quero deixar tudo isso de lado e só falar do amor que temos pelas nossas cidades e pelas coisas simples da vida.
A “Opinião” é e será sempre isso: o retrato e a história de Mogi das Cruzes, seu povo, seus ídolos, seus empresários, artistas, suas ruas, os encontros de seus jovens, a infância, a juventude e depois o tempo de saudade dos que a viveram. E tudo serão recordações eternizadas, porque “verba volant” mas “scrypta manent”, como proclamavam os romanos. Por isso, quando “Juca Mulato” quis fugir para o mundo, por entender impossível seu amor com a filha da patroa, seu criador, Menoti del Picchia o adverte: “Juca Mulato és meu. Não fuja que eu te sigo. Onde estejam seus pés eu estarei contigo”. Casemiro de Abreu, isolado em Portugal, clamou no poema de seus 8 anos: “Ó que saudade que eu tenho da aurora da minha vida. Da minha infância querida, que os anos não trazem mais”. E lá mesmo, na terra mãe, Fernando Pessoa sentenciava, “O Tejo é mais belo que o rio que corre na minha aldeia/ Mas o Tejo não é mais belo que o rio que corre pela minha aldeia” e Manoel Bandeira, na sua “Evocação do Recife”: “Recife. A rua da União. A casa do meu avô. Nunca pensei que ela acabasse. Tudo lá parecida impregnado de eternidade”. Portanto, prezado leitor, guarde suas revistas. São elas que manterão vivas as imagens de seu tempo, das pequenas coisas que ornamentaram sua vida, enquanto você caminhava, imberbe e distraído, pelas ruas da sua cidade. Será a mesma chama que impediu Juca Mulato de sumir pelo mundo. É aí que você, até sem perceber, é feliz no seu dia-a-dia. Mesmo nos momentos doídos. Porque, como dizia o poeta”, “na terra natal, a própria dor dói menos.”
HOMENAGENS AOS 20 ANOS DA REVISTA OPINIÃO